Quero destrinchar essas etapas de vendas com você. Elas foram as responsáveis por me tornar uma dentre os 5 melhores vendedores – em uma operação de 400 funcionários. Este artigo serve para peças de copywriting, conteúdos escritos, vídeos, vendas presenciais, por telefone e em qualquer outro buraco negro das vendas que imaginar.
Quando eu trabalhava com telemarketing, aprendi um processo de vendas que garantia uma boa quantidade de “sins” – e olha que eu trabalhava no “ativo”. Aqui está um contexto:
- Ativo: há um mailing, com telefones dos responsáveis. Eles não sabem que você existe; o telefone disca, eles atendem e você tem que fazer todas as etapas da venda – da apresentação ao fechamento.
- Receptivo: os vendedores recebem ou realizam ligações para fechar a venda de um produto/serviço que o responsável já conhece e tem interesse. O “sim” já está quase garantido, só precisa tentar aumentar o ticket da venda.
Sim, eu trabalhava com o menos atrativo dos dois, era aquela pessoa que muitos não suportam atender. Na época, vendia serviços de análise de crédito e negativação de um bureau de crédito famoso – eu digo “Sera[…]” e vocês completam.
Se você é empresário com CNPJ há mais de 15 anos, provavelmente já recebeu alguma ligação minha – ou você saiu da ligação me adorando, ou decidido a não ouvir a minha voz nunca mais.