Você, empreendedor, já entendeu que empresa alguma sobrevive sem uma boa estratégia de marketing. Propaganda é a alma do negócio, dizem com razão. Mas, o que fazer para começar a nutrir os seus canais de comunicação? Chegou a hora de contratar um redator.
Ainda não sabe o que levar em conta na hora da contratação? A verdade é que, dentro do marketing digital, seguir aquele antigo modelo de análise de currículos é arriscado, pode te fazer gastar dinheiro à toa e perder tempo. Outras características mais importantes devem ser observadas.
Quer descobrir quais características devem ser consideradas por você, na hora de contratar um redator de conteúdo para nutrir o seu blog com artigos ricos em conteúdo e capazes de converter leitores em vendas?
No artigo de hoje, nós vamos contar quais são as 5 características que você deve procurar na hora de contratar um redator de conteúdo, qual tipo de profissional melhor se adequa às necessidades do seu negócio, e como pular todas essas etapas e encontrar um profissional de qualidade, que sabe valorizar o seu investimento.
Já pegou o papel e a caneta para anotar todas as dicas? Agora, arregace as mangas da camisa, respire fundo e continue a sua leitura.
O que um redator de conteúdo faz?
O redator de conteúdo é o profissional responsável por escrever todas as comunicações do seu negócio, sempre levando em consideração a transformação de um assunto complexo em um texto simples de ser compreendido pelos possíveis consumidores, que podem não ter o mesmo nível de expertise de um profissional da área.
Em outras palavras, o redator de conteúdo é a pessoa que irá traduzir as características, os benefícios, a importância, do seu negócio para uma linguagem comum. É um pouco difícil convencer um consumidor a abrir a carteira, se ele sequer entendeu pelo que vai pagar, afinal de contas.
Agora, você pode estar se perguntando: como um redator de conteúdo consegue fazer isso? Ele apenas responde comentários questionadores ou redige cartas para enviar aos seus possíveis clientes? Longe disso! Alguns formatos de comunicação usados por um redator são:
- Blogs
- Portais de notícia
- Redes sociais
- E-mails marketing
- Infográficos
- Roteiros ou descrições de vídeos
Além dos formatos acima, o redator também pode ser o profissional responsável pela produção de conteúdos complementares de cursos ou formações online, cadernos de ativação, sinopses e transcrições.
Tipos de redação
Percebeu que são muitos os formatos para os quais você pode precisar de um profissional da escrita? Então, na hora de contratar um redator, investigue bem as suas necessidades, escolha quais formatos serão usados pelo seu negócio e procure pelo profissional certo para atendê-las.
Você, dificilmente, encontrará um redator que atenda todas as demandas. Não é impossível, é claro, mas bastante difícil. Cada área possui as suas próprias peculiaridades, que exigem técnicas, estratégias e conhecimentos particulares para resolvê-las.
Então, antes de descobrir o que você deve olhar na hora de contratar um especialista em redação, que tal entender o que cada tipo de redator faz?
Redação de conteúdo: é a produção de materiais que possuem o objetivo de informar, educar ou entreter o leitor, a fim de criar uma relação duradoura que, em algum momento, culmine em uma negociação. |
Redação publicitária: é a criação de conceitos, pesquisas e comunicações para campanhas de marketing. Você pode encontrá-la em anúncios em jornais e revistas, banners, busdoors, folders, outdoors, flyers e comerciais televisivos. |
Redação jornalística: é o nome que se dá ao estilo de prosa curta, usada em matérias jornalísticas e boletins noticiosos publicados em jornais, revistas, rádios e canais de televisão. |
Redação de conteúdo e copywriting: de maneira semelhante ao primeiro tipo, também possui a informação de informar e educar o leitor, mas este tipo também leva em consideração a venda direta, e o aumento de autoridade e reconhecimento de uma marca. O artigo não é apenas um conteúdo gratuito, mas um canal que busca despertar o desejo do leitor, grato pelo aprendizado obtido, por um produto ou serviço. |
Redação para materiais complementares: é a produção de ebooks, cadernos de ativação, transcrições e outros formatos que acompanham cursos ou formações acadêmicas online. |
Percebeu como cada necessidade exige um conhecimento específico? Mas, não se preocupe em contratar vários profissionais para cuidar das necessidades do seu negócio!
Na Zílio. Consultoria de Marketing, você pode contar com redatores especialistas em conteúdo, copywriting, materiais de apoio e advertorial, a técnica de escrita que une jornalismo e marketing.
O que olhar antes de contratar um redator?
No início do artigo, falamos que uma simples análise de currículo não é o método de seleção mais apropriado, quando se trata do mercado digital. Mas, se as antigas formas de contratação não funcionam, como é possível ter certeza de que você está escolhendo o profissional certo para o seu projeto?
Confira agora algumas características que você deve levar em consideração na hora de contratar um redator de conteúdo, quando for investir no marketing da sua empresa:
1 – Criatividade
Você pode encontrar aqui, no nosso blog, centenas de direcionamentos para que os redatores desempenhem melhor as suas funções, mas é inegável que grande parte do trabalho de produção de conteúdo depende da criatividade do profissional.
Então, leve em consideração o interesse do redator em oferecer um trabalho diferente, que está preocupado em criar textos que captem a atenção do leitor e tentem mantê-lo até o final da página, onde é colocada uma chamada para a ação.
2 – Conhecimento em Otimização para Mecanismo de Busca (SEO)
“Não adianta produzir conteúdos freneticamente se eles não forem bem encontrados pelas pessoas. É por isso que SEO e Conteúdo continuam formando um casamento perfeito!”
Rafael Rez, autor de Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI.
Na hora de contratar um redator de conteúdo, procure saber se ele conhece as melhores práticas de SEO. Elas são capazes de fazer com que o artigo escrito para a sua empresa não seja apenas um texto gratuito, que só busca oferecer conteúdo para os leitores, sem retorno algum para o seu negócio.
São as melhores práticas de SEO que fazem o seu artigo ocupar as primeiras posições do Google, trazendo mais visitantes para a página da sua empresa, captando leads e tornando o seu negócio mais conhecido.
3 – Leitura e escrita
Um profissional da escrita precisa saber escrever e ler. Apesar de bastante óbvia, esta mensagem pode ser a super-heroína do seu projeto. Por quê? Hoje em dia, por causa do boom digital, não são poucos aqueles que ocupam funções para as quais não estão preparados.
O redator de conteúdo precisa, antes de tudo, ser um leitor assíduo e saber usar as palavras corretamente, cuidando da forma e do conteúdo, para que o artigo seja capaz de converter os seus leitores em clientes.
4 – Histórico e nível do redator
Ao contratar um redator, você precisa investigar se ele tem alguma experiência com o seu nicho, conhecer o seu histórico profissional, os clientes que já atendeu. Nichos complexos, como medicina e direito, exigem redatores acostumados aos termos e fontes mais rebuscadas.
Algumas áreas cobram um conhecimento mais técnico, alguns cuidados importantes na hora de pesquisar e fazer referências; e um profissional inexperiente pode escrever um artigo fraco, cheio de erros que podem prejudicar a sua autoridade no mercado.
Para criar a sua estratégia de conteúdo e produzir os seus artigos, certifique-se de que o nível do redator se adequa às suas necessidades. Níveis diferentes cobram investimentos diferentes, é claro, mas também podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua comunicação.
5 – Investimento
Por falar em investimento, antes de contratar um redator de conteúdo você deve ter em mente quanto está disposto a investir no marketing da sua empresa, e quais são as suas verdadeiras necessidades.
Hoje, você consegue encontrar redatores que cobram 10 reais por artigo, mas todos os textos são feitos por uma Inteligência Artificial, que produz conteúdos rasos, diretamente penalizados pelo Google. Um investimento jogado no lixo.
Especialistas em conteúdo pedem um investimento maior do que um iniciante, mas garantem uma estratégia de comunicação completa, que gera um retorno bem maior e muito mais lucrativo para o seu negócio.
Tipos de redatores e contratações
Com uma demanda crescente por estratégias de marketing de conteúdo, não são poucas as empresas que têm preferido contratar um redator freelancer para atender às suas necessidades de produção de artigos, materiais complementares e vídeos.
Mas, será que essa é mesmo a melhor forma de contratação ou existem outras? Como garantir uma contratação eficiente, que atenda às suas necessidades sem gerar mais trabalho ou dificuldades? Quais são as vantagens e desvantagens? Descubra agora.
Redator freelancer
Você pode contratar um redator freelancer em plataformas online, como a Workana, a Freelancer.com, a 99freelas e a Write Access, que conectam empresas a profissionais autônomos.
Algumas empresas, como a Zílio. Consultoria de Marketing, também oferecem redatores freelancers para produzir e implementar artigos que seguem todos os direcionamentos do Google, e fazem a sua empresa ser encontrada facilmente pelos clientes.
A procura de um redator freelancer pode ser a melhor opção para você, que deseja investir em marketing sem internalizar uma equipe.
Redator por demanda fixa
Ao contratar um redator por demanda fixa, você negocia com ele a produção de uma quantidade mensal de artigos e estabelece previamente um valor de investimento, que deverá ser pago, caso o número de textos escritos tenha sido cumprido.
Ele não é um profissional interno da sua empresa, de maneira que não põe dezenas de responsabilidades sobre o seu colo, mas é recomendado que exista um contrato de prestação de serviços, a fim de que os dois lados possam se sentir seguros de que o combinado será levado a sério.
Redator interno
Contratar um redator de conteúdo interno para escrever todos os artigos da sua empresa pode ser mais econômico, e garantir um melhor gerenciamento dos projetos, mas coloca sobre você uma série de responsabilidades maiores, como o treinamento de funcionários, a compra de equipamentos, seguro de saúde e outras coisas.
Em outras palavras, a sua empresa terá mais despesas gerais e obrigações jurídicas, porém menos tempo de execução e busca de resultados.
Redator especialista em SEO
Sabe aquele artigo, sempre cheio de conteúdo, que aparece no topo da página, quando você pesquisa por algum assunto no Google? Ele foi escrito por um redator de conteúdo especialista em SEO.
O SEO é importante para que os mecanismos de busca encontrem e recomende a página da sua empresa, e contratar um redator especialista na área é a garantia de que o seu artigo será bem escrito, bem estruturado e bem indexado, ocasionando um alto ranqueamento para o seu conteúdo.
Redator especialista em SEO e Copywriting
Contratar um redator especialista em SEO é necessário para que o seu site apareça bem ranqueado no Google e outros mecanismos de busca, mas qual é a utilidade de um artigo bem posicionado, se ele não for capaz de direcionar o seu leitor para a compra?
O redator especialista em SEO e Copywriting escreve artigos que oferecem conteúdos ricos, de valor, que irão aumentar a autoridade do seu negócio e o reconhecimento da sua marca; além de direcionar o leitor, por meio de técnicas persuasivas, para a compra do seu produto ou serviço.
Embora o investimento em marketing orgânico seja a médio e longo prazo, além de reduzir drasticamente o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC), esse especialista garante que o seu artigo não será apenas uma transmissão gratuita de conhecimento, mas um canal de compra motivado pelo princípio da reciprocidade.
O princípio da Reciprocidade, segundo o psicólogo e Ph.D Robert Cialdini, ensina que quanto maior for o presente, mais intenso e duradouro será o senso de obrigação em recompensar. É por isso que muitas empresas oferecem e-books gratuitos e artigos. Antes de tudo, seja útil, conquiste a confiança do público, e só depois venda. |
Por que você deve contratar um redator especialista?
“O ideal é encontrar um produtor de conteúdo que entenda um pouco de vendas, alguém que compreenda o objetivo comercial do conteúdo, que tenha paixão por ferramentas online e que seja uma espécie de borboleta social”.
Ann Handley, co-autora do livro Regras de Conteúdo.
Porque você, empreendedor, quer investir em marketing para lucrar. Sem lucro, é impossível que a sua empresa permaneça de portas abertas – e, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, o perigo é tão grande que, a cada minuto, 4 empresas fecham no Brasil.
Apenas ao contratar um redator especialista, a sua empresa será capaz de aumentar o número de visitas no seu site, aumentar o reconhecimento da sua marca, ocupar os primeiros lugares dos buscadores de pesquisa, captar leads qualificados e construir um relacionamento profundo com os leitores, a fim de que eles se tornem clientes fieis.
Você precisa de um profissional que saiba escrever bem, traduzir as informações complexas do seu negócio para uma linguagem simples, acessível, que possa ser absorvida sem dificuldade pela sua audiência – e também vender.
O redator de conteúdo precisa ser um profissional que vende por meio das palavras. Caso contrário, o seu conteúdo será apenas um artigo educacional gratuito, incapaz de gerar um retorno financeiro expressivo para a sua empresa.
Os resultados que você pode ter com um redator de conteúdo
“A maioria das campanhas que levaram marcas à fama e à fortuna surgiu da parceria entre um redator talentoso e um cliente inspirador.”
David Ogilvy, o pai da publicidade moderna.
Um dos grandes problemas atuais do mercado digital é a falsa promessa de resultados rápidos, quase instantâneos. O marketing digital não é um miojo que, em três minutos, já está pronto para ser degustado.
Mas, independentemente de qualquer pressa, uma coisa é inegável e deve ser levada em consideração: se uma empresa investe em marketing, ela espera obter resultados. Não se importar com isso é o mesmo que rasgar dinheiro, uma loucura. Boas empresas merecem prosperar, e o conteúdo deve ser uma ferramenta para que isso aconteça.
É por pensar assim que nós, da Zílio. Consultoria de Marketing, tivemos o prazer de obter resultados magníficos para os nossos clientes. Não acredita? Confira alguns números que conquistamos para essas empresas, e que também podemos conquistar para o seu negócio.
Bayer
A Bayer é uma empresa química e farmacêutica alemã, detentora de produtos como Aspirina, Redoxon, Gino Canesten e Bepantol. Para ela, nós realizamos os trabalhos de otimização de SEO, reciclagem de conteúdos e artigos novos.
Antes da nossa otimização, o artigo sobre dor de cabeça, feito para a Aspirina, tinha apenas 462 visitas; mas, 2 meses depois ela alcançou um aumento espantoso de 12.127,07% de entradas, 4.931% visualizações e 352,60% no tempo médio na página.
O mesmo aconteceu com as marcas Bepantol Baby e Bepantol Derma, que tiveram um aumento de 717,47% e 780,14% nas visitas.
O que você acha que isso significa? Incontáveis pessoas acessando a página de uma marca, aprendendo com um conteúdo rico, educativo, e sendo direcionadas para o produto que soluciona os problemas apontados no texto.
Dr. Ícaro Guilherme
O Doutor Ícaro é um cirurgião bucomaxilofacial, que estava lidando com as consequências do atendimento displicente de outra agência. Sabendo que o problema não era o marketing de conteúdo, mas aqueles profissionais, ele nos procurou.
Depois de muitos artigos escritos, sempre levando em consideração a importância de traduzir para uma linguagem acessível todos os termos técnicos e difíceis, nós conseguimos colocá-lo no topo do Google.
Hoje, se você pesquisar “queixo torto” no buscador, o primeiro resultado será um artigo escrito pela Zílio. Consultoria de Marketing.
Segundo o próprio Google, nove em dez brasileiros pesquisam online antes de comprar ou contratar um serviço e, geralmente, passam por seis sites até tomar a decisão. Em outras palavras, ser o primeiro site não é apenas uma questão de orgulho, mas também de lucro.
DVS Editora
A DVS Editora, conceituada por publicar grandes nomes do marketing, precisava de uma estratégia de conteúdo bastante avançada, em termos de arquitetura da informação e linkagem dos assuntos, já que a empresa possui muitas categorias de livros, e trata de centenas de assuntos diferentes.
Para o Google, quanto mais uma empresa cobrir apenas um tópico, com palavras-chave relacionadas e do mesmo universo, melhor. Para não deixar os leitores da DVS Editora insatisfeitos, escolhemos a quantidade de 3 a 4 conteúdos para cada categoria.
Resultado? 14 palavras-chave ranqueadas na primeira página do Google, aumento colossal e duradouro no tráfego do site, aquecimento de clientes frios, que passaram a clicar nos e-mails marketing que preparamos – e, é claro, a comprar.
Como contratar um redator especialista em SEO e Copywriting para a sua empresa?
Você quer ver a sua empresa crescer, ser reconhecida, conquistar a confiança dos clientes e prosperar. Mas, a verdade é que, mesmo sendo o melhor da sua área, sem comunicar o seu método, o seu produto ou serviço, os seus resultados, quase ninguém vai saber disso.
Quem não é visto também não é lembrado. Para causar a transformação tão desejada e alcançar o patamar que sempre sonhou, você precisa de ajuda. Publicações esporádicas nas redes sociais não são o suficiente para tornar a sua marca conhecida.
A boa notícia é que nós sabemos o que é preciso para colocar a sua empresa no topo. Entre em contato conosco pelo Whatsapp (13) 98107-5724 ou pelo e-mail [email protected], e receba gratuitamente um diagnóstico completo da comunicação da sua empresa.
Nós vamos dizer o que precisa ser potencializado na sua comunicação, o que está funcionando muito bem e, mirando no topo, traçar uma estratégia certeira e lucrativa para a sua empresa. Você está pronto para se tornar uma referência?
P.S.: Adoramos facilitar a sua vida. Se você quer uma forma mais prática de receber a nossa ajuda para aumentar os seus resultados orgânicos e suas vendas, é só preencher aqui embaixo. É rápido, assim como a nossa resposta.